O que fazer quando não conseguir emitir nota fiscal?

O que fazer quando não conseguir emitir nota fiscal?

Emitir notas fiscais eletrônicas nem sempre é uma tarefa fácil. Os empreendedores enfrentam dificuldades em lidar com impostos, regras por estado (UF) ou, ainda, a falta de familiaridade com os mais variados tipos de operações. Problemas com a validação da nota fiscal costumam ser frequentes. Seja erros na divergência de dados, retornos da SEFAZ com informações confusas, muitas notas ficam com pendências e não são emitidas a tempo. Isso causa atrasos nas entregas, estresse na equipe e pode gerar ainda problemas com a fiscalização.

Considere, ainda, as regras fiscais que mudam constantemente e precisam ser rigorosamente seguidas. A falta de conhecimento sobre novas determinações é um grande problema. Muitos empreendedores não sabem direito como preencher campos específicos e não tem a quem recorrer, sabe aquela situação que quando tem contato com um novo conteúdo e o apresentador questiona “Alguém tem alguma dúvida? ” e você não entendeu o suficiente nem para ter dúvidas! Pois é isso já aconteceu comigo, nessa hora você precisa realmente de uma orientação que te dê um “Norte” para seguir. É justamente aí que a Sistema Gestor entra para ajudar, mantendo uma equipe apta a compartilhar conhecimento. Por meio do software GFaz e do nosso atendimento especializado, os empreendedores podem contar com uma forte aliada nesse processo.

A mentoria para emissão de nota fiscal

Esse atendimento poderia ter vários nomes, como suporte avançado, atendimento exclusivo, mas decidimos batizar de Mentoria. Consiste em um horário agendado, falando com nossos especialista. Você apresenta a demanda, e nossa equipe se envolve para orientar em como chegar a solução.

Ao conversar com nossa equipe, reunimos as questões mais frequentes para que eu pudesse ilustrar este post e, eventualmente, gerar novas matérias para o site.

Veja alguns casos reais onde nossa equipe atuou dando um “Norte” para nossos clientes:

  • Cálculo de Substituição tributária
  • Como saber se uma nota fiscal tem diferencial de alíquota?
  • Como validar o diferencial de alíquota
  • Instruções para emitir Nota fiscal para zona franca de Manaus
  • Nota fiscal de exportação Unidade comercial em “Unidade” e unidade tributável em “Quilo” (KG)
  • Como saber a unidade tributável para o NCM na operação de venda para o exterior?
  • Qual CFOP usar para nota fiscal complementar de ICMS
  • Nota de importação, como preencher a declaração de importação?
  • Nota fiscal de complemento de ICMS
  • Cancelamento extemporâneo de nota fiscal
  • Controlar remessa, retorno e venda de mercadoria fora do estabelecimento.
  • Nota fiscal referenciada

Como funciona?

Esse é um serviço diferenciado e exclusivo, nossa equipe conduz o atendimento de forma que o emitente saiba como proceder para obter as informações corretas e seguras frente às dificuldades pontuais para realizar a operação. Esses atendimentos são controlados e apontam que raramente essas atividades chegam a alcançar 1 hora de atendimento, dessa forma estipulamos 1 hora não acumulativa como serviço incluso em nossos planos, a qual é mais que suficiente quando se fala com especialistas. Além disso, oferecemos canais de suporte para tirar dúvidas comuns que surgem no dia a dia.

Então, o que fazer quando não conseguir emitir nota fiscal?

  1. Olhe acima da nota fiscal entenda a demanda, saiba claramente o que está sendo feito. Por exemplo muitas vezes o operador desejar emitir uma nota fiscal de remessa, mas se ele identificar a demanda, tipo a empresa irá participar como expositor em uma feira preciso fazer a nota de remessa. Isso encurta muito o caminho até a solução
  2. Colete as informações básicas, qual o destinatário, endereços principalmente a UF de destino
  3. Identifique os itens da nota fiscal principalmente o NCM (vide tabela TIPI), quantidades e valores que vão ser preenchidos
  4. Verifique se esse tipo de operação já foi realizado anteriormente, se sim use o recurso de Salvar Como do GFaz e (edite no sistema ou use o Excel) atualize o conteúdo com os novos dados
  5. Confira a tributação (Atenção sempre mas sempre mesmo valide com sua contabilidade pois eles sabem qual o real cenário da empresa)
  6. Ainda restaram dúvidas, acione nossa equipe para agendar um horário de Mentoria, se necessário solicite o ambiente de testes para você “Simular” a nota fiscal antes de transmitir oficialmente